terça-feira, 1 de junho de 2010

Bíblia: Use, mas não abuse!

Sua bíblia é um belo e fortíssimo livro. Já transformou a vida de muita gente. Já fez muita gente santa. Já mostrou a milhões Deus e já levou a Deus milhões de fiéis.

Como você provavelmente não sabe aramaico, hebraico, grego ou latim, depende de tradutores. Se não estudou exegese, depende dos pregadores. Se o seu pregador for pessoa inteligente mas fechado e sectário, você vai ler a bíblia guiada pela cabeça dele. Se ele for pessoa serena, coração e mentes abertos, pessoa de diálogo, culto, sua bíblia será um livro santo útil para dialogar de irmão para irmão.

Há quem use a bíblia com respeito, com diálogo, com humildade, como quem aprende e ouve os outros. Há quem a use como se fosse um porrete. Tudo é a seu favor e o que ele puder usar para diminuir ou agredir outras religiões, ele decora e aproveita. Usa-a com maldade no coração, pensando em encher as suas Igrejas.

Você, escolha! Vai usar as passagens que lhe interessa usar a favor da sua Igreja e contra a dos outros, ou vai saber pensar e interpretar diferente sem se achar melhor, mais santo e mais eleito que os outros? Ficou mais humilde ao ler a sua bíblia, ou agora, se acha o certo, o santo, a santa convertida, o máximo dos máximos?

É um excelente livro, mas nem sempre é bem lido e bem usado. Nas mãos de alguns pregadores obcecados e instáveis parece um porrete. Que não seja o seu caso!

(Pe. Zezinho, SCJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário